sábado, 3 de novembro de 2012

ENEM (BIOLOGIA) - 2008


1) (ENEM 2008) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.

B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.

C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.

D) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.

E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

2) (ENEM 2008) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem conseqüência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de seqüenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.

S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).

A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém

A) as seqüências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.

B) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da seqüência de aminoácidos que formam o gene.

C) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.

D) informações que, apesar de não serem traduzidas em seqüências de proteínas, interferem no fenótipo.

E) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.

3) (ENEM 2008) O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.
As informações do gráfico indicam que:

A) o maior desmatamento ocorreu em 2004.

B) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.

C )a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.

D ) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998.

E) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60.000 km2.

4) (ENEM 2008) Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o  Crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro

A) é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente, para a evolução delas.

B) trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.

C) causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma  redução do suprimento de água para as turbinas.

D) introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.

E) motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução

do mexilhão dourado.

5) (ENEM 2008) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.
De acordo com as informações acima,

A) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.

B) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.

C) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional

ao número de proteínas produzidas pelo organismo.

D) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.

E) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

6) (ENEM 2008) Um grupo de ecólogos esperava encontrar aumento de tamanho das acácias, árvores preferidas de grandes mamíferos herbívoros africanos, como girafas e elefantes, já que a área estudada era cercada para evitar a entrada desses herbívoros. Para espanto dos cientistas, as acácias pareciam menos viçosas, o que os levou a compará-las com outras de duas áreas de savana: uma área na qual os herbívoros circulam livremente e fazem podas regulares nas acácias, e outra de onde eles foram retirados há 15 anos. O esquema a seguir mostra os resultados observados nessas duas áreas.
De acordo com as informações acima,

A) a presença de populações de grandes mamíferos herbívoros provoca o declínio das acácias.

B) os hábitos de alimentação constituem um padrão de comportamento que os herbívoros aprendem pelo uso, mas que esquecem pelo desuso.

C) as formigas da espécie 1 e as acácias mantêm uma relação benéfica para ambas.

D) os besouros e as formigas da espécie 2 contribuem para a sobrevivência das acácias.
 
E) a relação entre os animais herbívoros, as formigas e as acácias é a mesma que ocorre entre qualquer predador e sua presa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário