sábado, 3 de novembro de 2012

ENEM (BIOLOGIA) - 2010


01) (ENEM 2010) A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.

Cárie 1. Destruição de um osso por corrosão progressiva.

Cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de:

A) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.

B) consumo exaferado de xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.

C) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.

D) uso exagerado de flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes

E) consumo excessivo de açúcar na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.

 

02) (ENEM 2010) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras  eçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionada a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações. Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou com o medida de tratamento:

A) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

B) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

C) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

D) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

E) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospirose sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

 

03) (ENEM 2010) As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materias absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica:

A) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.

B) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.

C) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.

D) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências.

E) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.

 

04) (ENEM 2010) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofi zação de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no  ambiente é:

A) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.

B) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

C) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio.

D) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.

E) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fi quem mais acessíveis às bactérias

 

05) (ENEM 2010) O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam.

Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?

A) O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas  temperaturas.

B) O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem.

C) O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado.

D) O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.

E) O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos.

 

06) (ENEM 2010) Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).

Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões

A) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição.

B) são locais propícios a proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.

C) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.

D) são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.

E) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.

 

07) (ENEM 2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.

E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

 

08)  (ENEM 2010) Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento:

Colocou 200mL de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida

pelo papel liso foi de 8mL, enquanto pelo papel dobrado foi de 12mL.
 
Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de

A) manter o volume de absorção.

B) aumentar a superfície de absorção.

C) diminuir a velocidade de absorção.

D) aumentar o tempo de absorção.

E) manter a seletividade na absorção.

 09) (ENEM 2010) O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico, como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mistoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana. A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:

A) A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia.

B) A grande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e ao processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia.

C) A diversidade morfológica entre as bactérias aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia.

D) O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses microrganismos.

E) O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.

 10) (ENEM 2010) No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o  envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu a morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.

A situação exposta no texto e suas implicações

A) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.

B) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.

C) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.

D) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.

E) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa

11) (ENEM 2010)
Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperação. A seguir, são reproduzidos trechos aleatórios extraídos dos relatórios desses dois pesquisadores.

Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P1:

I. “Por causa da diminuição drástica das espécies vegetais deste ecossistema, como os pinheiros, a gralha-azul também está em processo de extinção”.

II. “As árvores de troncos tortuosos e cascas grossas que predominam nesse ecossistema estão sendo utilizadas em carvoarias”.

Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P2:

III. “Das palmeiras que predominam nesta região podem ser extraídas substâncias importantes para a economia regional”.

IV. “Apesar da aridez desta região, em que encontramos muitas plantas espinhosas, não se pode desprezar a sua biodiversidade”.

Os trechos I, II, III e IV referem-se, pela ordem, aos seguintes ecossistemas:

A) Caatinga, Cerrado, Zona dos cocais e Floresta Amazônica.

B) Mata de Araucárias, Cerrado, Zona dos cocais e Caatinga.

C) Manguezais, Zona dos cocais, Cerrado e Mata Atlântica.

D) Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas.

E) Mata Atlântica, Cerrado, Zona dos cocais e Pantanal.

 12) (ENEM 2010) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

A) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.

B) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

C) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio.

D) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.

E) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fi quem mais acessíveis às bactérias

3 comentários:

  1. Olá professor,
    vi um post seu e tem uma questão que gostaria que me ajudasse por favor... abaixo:

    "Normalmente, a vegetação pioneira na rocha nua é constituída de líquens. Os líquens conseguem desagregar a superfície das rochas pela eliminação de ácidos orgânicos, contribuindo assim para formar uma pequena camada de solo. Dessa maneira, podem se estabelecer pequenas plantas, como musgos e gramas. Aos poucos, a rocha fica recoberta por um tapete de vegetação e de solo. Em algumas regiões da rocha acumula-se maior quantidade de terra; nelas podem aparecer, gradativamente, arbustos e árvores."

    32. (UERN) Os eventos descritos no texto evidenciam a dinâmica dos ecossistemas, exemplificando particularmente:
    a) a sucessão ecológica primária;
    b) a adaptação de espécies exóticas;
    c) o equilíbrio entre populações nativas e invasoras;
    d) o estágio inicial de uma sucessão secundária;
    e) os movimentos migratórios de espécies colonizadoras.

    Por favor, se puder me responder, envie para: jornal.marcelo@gmail.com

    Obrigado,

    Marcelo Nascimento
    Uberaba/MG

    ResponderExcluir
  2. Agora me diz como faço para localizar as respostas? se é que vc pode me ajudar professor Emílio.

    ResponderExcluir